top of page

Exercício - passos na busca bibliográfica

por Nádia Ameno Ribeiro e Beatriz Valadares Cendón


Uma das etapas iniciais de uma pesquisa refere-se ao levantamento bibliográfico. Devido ao avanço das tecnologias, pode ser realizado em bases de dados que oferecem aos usuários acesso ao conteúdo de inúmeros livros, artigos científicos revisados por pares, escritos por autores confiáveis, preprints, imagens, gráficos e diversas outras fontes. Essas bases de dados dispõem de recursos e ferramentas que podem ser consideradas eficientes para filtrar e recuperar documentos com dados e informações necessárias para o desenvolvimento de pesquisas. No intuito de auxiliar a prática do levantamento bibliográfico, será disponibilizado o Exercício: passos na busca, aplicado na disciplina Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no ano de 2018 e 2019.


Exercício

Formule uma pergunta para a criação de uma estratégia de busca, com base em 10 etapas pré-estabelecidas, definindo a área do conhecimento.


1. Formular e compreender a pergunta da pesquisa.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

2. Selecionar as bases de dados – justificar.

____________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

3. Fazer a análise conceitual e desmembrar a pergunta em conceitos.

​Conceito 1

Conceito 2

Conceito 3

4. Identificar termos alternativos em português, inglês (termos livres).

​Conceito 1 Termo livre

​​Conceito 2 Termo livre

​​Conceito 3 Termo livre

​Conceito 1 Descritores

​Conceito 2 Descritorres

​Conceito 3 Descritores

5. Definir a relação entre termos (AND, OR, NOT). Cada coluna deve conter um conceito, cada linha deve conter um termo – livre ou controlado - utilizado para expressar aquele conceito.