POLÍTICAS: ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES

1 Foco e Escopo
 

O Ciência da Informação Express é um canal de divulgação dedicado a veiculação de temas relacionados à Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Ciência da Informação, Tecnologia da informação e práticas de Ciência Aberta, de forma rápida. Ele está dividido em 3 seções:

  1. Fique por dentro: destinada a apresentação de conceitos em construção, artigos de opinião, comunicações, resenhas, resumos, press release, ensaios e outros.

  2. Personalidades: voltada para exposição biográfica ou autobiográfica de autores, pesquisadores ou autoridades de notório saber da área de escopo do canal.

  3. Ciência 1.1: objetiva disponibilizar conteúdos em formato picth, vídeos, podcast ou vídeoartigos sobre temas da área.  Recomenda-se que tenha o mínimo de  1 minuto e 1 segundo e no máximo 3 minutos. O pitch deve ser uma apresentação sumária contendo apenas tópicos essências como resultado, processo, produto ou serviço do estudo de forma objetiva e diferenciada  que desperte o interesse do leitor para uma publicação na íntegra. Recomenda-se que seja apresentado verbalmente e ilustrado contendo poucas mudanças de slides.

 

2 Periodicidade
 

O Ciência da Informação Express é um um canal de publicação contínua.

 

3 Taxas para submissão e publicação de textos
 

O Ciência da Informação Express não cobra taxas de publicação.

 

4 Licença de uso
 

Os conteúdos de Ciência da Informação Express estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by. Esta licença permite a qualquer usuário distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. 

 

5 Declaração de responsabilidade
 

Os textos disponibilizados pelo Ciência da Informação Express é de responsabilidade do(s) autor(es) e não reflete necessariamente a opinião ou posição editorial deste canal de publicação.

 

Eventualmente, o texto enviado para publicação poderá ser encaminhado para até dois especialista convidados para validação.

 

6 Declaração de privacidade
 

Os nomes e endereços informados neste canal serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

7 Normas para publicação de ensaios, comunicações, artigos de opinião ou resenhas

 

Título - Arial, 14: Maiúsculas e minúsculas, negrito e centralizado

Autor (es) - Arial, 12: Alinhado à esquerda, seguido de asterisco remetendo à nota biográfica ao final do texto.

E-mail de contato (opcional) - Arial, 12

Orcid - Arial, 12

 

O primeiro parágrafo deve conter até 3 linhas e sintetizar o conteúdo do texto.

Imagem referente ao texto (Opcional). A imagem deve ser autoral ou estar disponível com licenças CC-BY ou CCO. Opte por imagens de bancos gratuitos ou de arquivo pessoal.

 

Palavras-chave: (#hashtags) - Indique três a cinco.

Fonte: Arial

Tamanho: 12

Espaçamento entre linhas: 1,5

Sem recuo de parágrafo na primeira linha e sem espaçamento entre parágrafos.

Texto deve ser Justificado, devendo ter até 9.000 caracteres - aproximadamente 700 palavras. Recomenda-se que seja curto, instigante e claro na linguagem.

As citações devem ser feitas utilizando o sistema autor/data com base na NBR 10520/2002.

 

As referências devem constar em lista no final do texto e serem redigidas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 6023/2018.

 

A nota biográfica do autor é opcional e devem ser inseridas no final do documento, precedida de um asteriscos. Deve conter o nome de quem escreveu o texto, função, afiliação institucional, Cidade, Estado, País, e-mail e contatos de redes sociais do(s) autor(es).

 

template, com arquivo em formato .DOC pode ser acessado aqui.

8 Submissões

 

O texto deve ser enviado por meio da opção disponível aqui ou pelo e-mail: cienciadainformacaoexpress@gmail.com.

Obs.: Ao enviar o original por e-mail, você concorda com todas as politicas expostas nesta página.

 

Para publicar no CIExpress é condição estar de acordo com todos os itens desta política.

O texto deve ser apresentado, preferencialmente, em língua portuguesa, podendo ser utilizadas outras como o espanhola, inglesa ou francesa.

9 Preservação digital


Um Digital Object Identifier (DOI) será gerado para as notas publicadas no CIExpress, para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web. Uma cópia no formato pdf será armazenada em uma conta em no deste canal, gerenciada pelo editorial, no repositório online de acesso aberto, Figshare.

10 Redes Sociais

O Ciência da Informação Express visando a maior disseminação do seu conteúdo, recomenda aos autores que divulguem suas notas nas redes sociais abaixo, entre outras:

11 Divulgação

Como estratégia de divulgação das notas publicadas neste canal de divulgação são confeccionadas peças publicitária constando o título, os autores e trecho do texto nos perfis de mídias sociais do Ciência  da Informação Express - CIExpress.

Instagram - https://www.instagram.com/cienciadainformacaoexpress/?hl=pt-br

Facebook - https://www.facebook.com/cienciadainformacaoexpress

Twitter - https://twitter.com/ci_express
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UC839t_UxwgprfzItjxRrOsQ

12. Indexadores

Veja quais os indexadores do Ciência da Informação Express

https://www.cienciadainformacaoexpress.com/indexadores