As contribuições de um Físico para a Ciência da Informação brasileira

por Luana Farias Sales e Carla Maria Martellotte Viola

Press Release


Livro que reúne os principais artigos do professor e pesquisador Luis Fernando Sayão – primeiro doutor em Ciência da Informação do PPGCI IBICT-UFRJ é lançado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.


A coletânea “Informação digital e suas diversas abordagens pela ótica de um cientista da informação” congrega os textos mais citados de autoria do Prof. Luís Fernando Sayão e os organiza de acordo com quatro categorias: (1) A Ciência da Informação como método de pesquisa, (2) Sistemas de informação, bibliotecas digitais e interoperabilidade, (3) Dados na pesquisa científica e (4) Preservação de objetos digitais. O objetivo das organizadoras da obra, Luana Sales e Carla Viola, foi reunir os diversos textos utilizados pelo professor Luís Fernando Sayão, especialmente em cursos e disciplinas ministradas no PPGCI-IBICT/UFRJ, facilitando sua localização e acesso. O livro conta ainda com um capítulo inédito sobre “Gestão de Dados como Serviço”, mostrando a continuação das pesquisas do autor na atualidade. A expressão das ideias e percepções encontradas nesse livro, em razão da completude e da profundidade, fornece estímulo e inspiração para uso e reuso em pesquisas futuras que possibilitem abordagens inovadoras no campo da Ciência da Informação.

O professor Luís Fernando Sayão é mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (UFRJ/IBICT). Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tecnologista sênior desde 1980 na Comissão Nacional de Energia Nuclear. É conselheiro do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFR. Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Bolsista de Produtividade do CNPq Pq2. Vice-líder do Grupo de Pesquisa BRIET – Biblioteconomia, Recuperação, Interoperabilidade, E-science e Tecnologias.


Esperamos sinceramente que a expressão das ideias e percepções do professor Luís Fernando Sayão, como autor singular, ou em parceria, forneça estímulo e inspiração, e que seja usada como base para pesquisas futuras, não apenas no n PPGCI-IBICT/UFRJ, mas também em outros programas de pós-graduação.

Para ler o livro na íntegra. SALES, Luana Farias; VIOLA, Carla Maria Martellote (orgs.). Informação digital e suas diversas abordagens pela ótica de um cientista da informação. Rio de Janeiro: Ibict, 2021. 346p. DOI: 10.22477/9786589167136. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1186. Acesso em: 17 fev. 2022.

Dados biográficos das autoras e organizadoras do livro.


Luana Farias Sales Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Analista em C & T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ e Coordenadora da Rede de Implementação do GO-FAIR Brasil. Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (UNIRIO). Bolsista de Produtividade do CNPq Pq2. Líder do Grupo de Pesquisa BRIET: – Biblioteconomia, Recuperação, Interoperabilidade, E-science e Tecnologias. E-mail: luanasales@ibict.br CV: http://cnpq.br/9090064478702633 ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3614-2356


Carla Maria Martellotte Viola Doutoranda (PPGCI-IBICT/UFRJ/2019) e Mestra em Ciência da Informação (PPGCI-IBICT/ UFRJ/2018), graduada em Comunicação Social/Propaganda e Publicidade (FACHA/1985) e em Direito (Universidade Santa Úrsula/1997). Pós-graduada em Gênero e Direito (EMERJ/2018-2019), em Gestão Estratégica da Comunicação (IGEC/FACHA/2011) e Direito do Consumidor Responsabilidade Civil (AVM/ Candido Mendes/2013) com complementação em Didática do Ensino Superior. Advogada, e Publicitária. Integrante do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação - Perfil-i (IBICT/UFRJ), pesquisadora-colaboradora do projeto de pesquisa FARMi, especialmente no eixo InfoGend que articula investigações sobre igualdade de gênero, direitos das mulheres e acesso à informação do IBICT/UFRJ, integrante do grupo de pesquisa BRIET: Biblioteconomia, Representação, Interoperabilidade, E-science e Tecnologia (IBICT/UFRJ), conselheira titular do Conselho de Usuários da Região Sudeste da OI TELEMAR (2020-2024) e delegada da Comissão de Direito Digital da 16ª subseção da OAB/RJ. E-mail: viola.carla@gmail.com CV: http://lattes.cnpq.br/3133945606177771 ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5053-9491

 

Como citar:


SALES, L. F.; VIOLA, C. M. M. As contribuições de um Físico para a Ciência da Informação brasileira. Ciência da Informação Express, [S. l.], v. 3, n. 2, 17 fev. 2022.

 

Teaser


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo